Eleições no Reino Unido

Compreende-se a vitória conservadora. Num Estado que garante um bem estar relativo para todos é normal o conservadorismo. Muitos beneficiários dos amplos subsídios terão votado à direita. Cada novo imigrante constitui uma ameaça à perpetuação do seu bem estar, seguramente relativo mas liminarmente incomparável ao que não teriam nos seus países de origem, já boa parte daqueles votantes são originais de países como a Índia e o Paquistão.  

A vitória dos independentistas na Escócia, graças à mulher brilhante que os dirige, terá repercussões. (já o voto dos portugueses nos mesmos de sempre é um"case study")

Note-se as diferenças; no RU realiza-se um referendo que podia conduzir à independência de uma das suas regiões e aceita-se com normalidade que, apesar dos resultados, o assunto continue em aberto, Em Espanha impede-se qualquer referendo sobre a Catalunha e escutaram-se discursos bélicos quando isso foi equacionado. O RU é um país para onde os jovens espanhóis emigram. A Espanha é um país onde os velhos aposentados ingleses compravam imóveis. O RU produz alta tecnologia própria, a Espanha produz Seats... com motor de marca alemã.

Comentários

Mensagens populares