Losar

Para os tibetanos que vivem na área maior do Tibete, bem como aqueles no exílio no exterior, o Ano Novo Tibetano é uma ocasião importante. E é um grande momento, se acontecer de você estar enfrentando o inverno no planalto tibetano ou fronteiras.

O novo ano celebramos muitas vezes acontece em torno do mesmo tempo que o Ano Novo Chinês, e como Ano Novo Chinês, o evento não é apenas um dia, mas uma celebração que dura há mais de 2 semanas.

O festival tem suas origens no antigo Tibete, antes da chegada do budismo, quando Bon era a religião dominante, e muitos rituais eram obrigados a apaziguar os espíritos e divindades para garantir uma boa colheita no ano seguinte. O foco é sobre a purificação e se preparando para o ano novo.

Na preparação para a mudança do ano, em torno de algumas áreas tibetanas os mosteiros vai realizar rituais elaborados, incluindo danças da máscara para reforçar as virtudes de uma vida devota, e também atuam fora da batalha entre o bem eo mal. Os templos dar oferendas aos deuses protetores, enquanto que nas casas das pessoas que limpar a casa e as roupas em preparação para o novo ano.

Quando o 1 º dia do primeiro mês do novo ano começa, não há atividade nos mosteiros e nos lares, o chefe da casa, às vezes, levantar-se cedo para fazer oferendas para a fonte de água local e também fora da casa para protegê-lo .

Sobre as vezes eu experimentei tibetano Ano Novo com as famílias tibetanas, o dia começa com uma simples refeição em conjunto, com chá de manteiga de iaque, cevada torrada e, talvez, um pouco de pão de trigo. O primeiro dia é o mais importante, como a família estão reunidos para a ocasião, como um sinal de unidade e harmonia. Todo mundo usa suas roupas novas ou limpas, muitas vezes o seu traje étnico.

Ele varia de lugar para lugar, mas no primeiro dia, os moradores costumam visitar o principal mosteiro próximo, incenso luz e zimbro, corda-se bandeiras de oração, e deixar oferendas para o mosteiro.

Muitas vezes, cada lugar terá um circuito - visitar este mosteiro no primeiro dia, outra no segundo, e um outro templo no terceiro dia.

Assim como uma família e festival religioso, Losar também é um evento da comunidade. A partir do segundo dia as pessoas saem para cumprimentar os vizinhos e trazer presentes para agradecimento aqueles que os ajudaram durante o ano passado.

Durante os primeiros dias, as famílias muitas vezes desfrutar juntos alimentos especiais ou iguarias. E, à noite, pode haver a cantar e dançar, bem como consumo de vinho de cevada ou espírito.

Então, como convidado, o que você deve fazer? Em primeiro lugar, trazer alguns presentes para seus anfitriões. Em segundo lugar, estar preparado para cumprimentar cada pessoa com 'delek Tashi "- uma saudação tibetana. Em terceiro lugar, estar preparado para participar plenamente em tudo o que está acontecendo. Isso pode significar que você tem que cantar uma música de seu país. Ou juntar-se à dança círculo. Losar continua por 15 dias, para a nova lua cheia

Mensagens populares