Kennedy já não vive no coração da América

Moreira de Sá sublinha uma das iniciativas legislativas da presidência Kennedy: o 24.ª aditamento da Constituição, que aboliu milhentos obstáculos ao voto da população negra, aprovada logo a seguir ao fim da Guerra Civil (que acabou em 1865). Proposta em 1962, foi aprovada em 1964, na presidência Johnson.

A lei dos direitos civis, que faz desaparecer as restrições no acesso à vida normal da população negra – acesso a empregos públicos, às universidades e até a qualquer lugar num autocarro (antes, só podiam sentar-se nos lugares de trás) –, também só é aprovada em 1964. O Estado social – a protecção dos mais pobres e dos pobres mais velhos na saúde, por exemplo – que começou a ser concebido por Kennedy, é ratificado em 65.
...
Kennedy é também acusado de ter comprometido irremediavelmente os EUA com o conflito no Vietname. Washington apoiava materialmente há anos as lutas na região (os franceses na Indochina e depois os grupos anticomunistas no Vietname) e foi de facto Kennedy quem enviou as primeiras tropas, 17 mil homens. Mas a escalada só acontece a seguir, com Johnson – em 1965 são 500 mil os soldados americanos no terreno.

Comentários

Mensagens populares