21ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival

Novo ano, nova edição da Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival. Um festival internacional que se renova a cada ano que passa, assinalando uma entrada coreográfica na temporada de outono.

Com um espírito sempre aberto a novos desafios, inauguramos este ano uma política de divulgação das profissões da Dança, através da homenagem a profissionais que marcaram a história recente da dança portuguesa.

Para iniciar esta viagem começamos por apresentar ao público um bailarino/coreógrafo que comemora 30 anos de percurso profissional, com um trajeto repleto de êxitos, em Portugal e no estrangeiro.

Benvindo Fonseca, um dos bailarinos que mais se destacou no antigo Ballet Gulbenkian, não apenas pela sua técnica, mas sobretudo por qualidades difíceis de definir, que o projetam em cena e cativam um público entusiasta.

Pensamos ser hoje importante conhecer esta “persona” que continua bem viva no panorama da dança portuguesa. Levá-la a todos os que, mais afastados do espaço ou no tempo, possam ainda não a conhecer, e assim expor a todo o público as suas qualidades e características.

No âmbito desta iniciativa está a ser preparada uma exposição documental e uma gala comemorativa, que contará com a contribuição de vários profissionais da dança e da cultura, bem como da Companhia de Dança de Almada, com a qual Benvindo Fonseca, mais do que uma vez, tem colaborado.

Ponto alto da programação do festival será a Plataforma Coreográfica Internacional, com a presença de 12 companhias selecionadas de diversos países de quatro continentes. Oportunidade para conhecer obras de grande valor criativo e de contactar com artistas de várias origens.

Com uma programação pensada para todas as idades, o festival contará ainda com espetáculos especialmente dedicados aos mais jovens e um workshop destinado à população sénior, convidada a participar e a apresentar publicamente o seu trabalho.

No que respeita às atividades pedagógicas e formativas, serão realizados vários workshops, masterclasses e aulas abertas, com o fim de divulgar a prática da dança.

Na seleção da habitual Mostra de Video-Dança, composta por vários curtos trabalhos de menos de dez minutos, estão representadas diversas narrativas, nos mais variados espaços e diferentes linhas estéticas, como ponto de partida para a reflexão sobre esta recente forma de expressão.

Em termos espaciais, a generalidade do programa do festival centra-se de novo no espaço do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, quer no auditório e sala de exposições, quer em espaços adjacentes para apresentações informais.

A fim de proporcionar condições para a partilha do pensar e da reflexão sobre a Dança Contemporânea, convida-se o público a participar em debates organizados após alguns dos espetáculos apresentados.

A Quinzena de Dança de Almada é uma organização da Companhia de Dança de Almada, dirigida por Maria Franco. Desde 1990, desenvolve atividade nas vertentes de criação/produção de espetáculos de dança contemporânea e na dinamização de ações pedagógicas de formação e sensibilização de públicos.

Programa completo do festival em www.cdanca-almada.pt/qda

Comentários

Mensagens populares