Morreu José Hermano Saraiva *

Nascido em Leiria, a 3 de Outubro de 1919, começou os seus estudos na cidade natal. Ingressou mais tarde na Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas, em 1941, e em Ciências Jurídicas, em 1942.

Começou a sua carreira como professor, acrescentando depois ao seu currículo a advocacia. Entrada depois na política durante o Estado Novo, tendo em 1957 sido deputado à Assembleia Nacional e procurador às cortes. Ainda antes do 25 de Abril assumiu os cargos de procurador à Câmara Corporativa e ministro da Educação, entre 1968 e 1970, cargo no qual foi substituído por Veiga Simão após a crise académica de 1969


* "historiador" e ministro do regime fascista.


"O ministro da educação era então o mesmo José Hermano Saraiva, duro do regime, que acusava os estudantes de "desrespeito", garantia que "a ordem vai ser restabelecida na Universidade de Coimbra" e mandava ocupar a universidade com GNR e polícia de choque. De tal maneira foi a sua atuação inadequada que o chefe do governo apressou-se a substitui-lo no ano seguinte."

Comentários

Mensagens populares