Sim, pois *, mas que investiguem os bancos também **

Regulador europeu investiga grandes agências de rating


The chairman of Barclays confirmed today that he is stepping down as the storm over the interest rate fixing scandal led to sackings at another high street bank and political pressure grew for a City-wide criminal investigation.

* e, por acaso, os Estados que promoveram PPP criminosas, como Portugal, merecem mais do que a avaliação de lixo?!  (será que os Estados estruturalmente corruptos são mais que lixo?) Um Estado que fundou toda a sua economia na construção imobiliária, como a Espanha, vale mais do que lixo? O problema do Euro é o grau de corrupção institucional, especialmente nos países do sul. Toda a gente sabe disso. Por isso não adianta andarem a culpar as agências se não derem passos decididos e irreversíveis no combate à corrupção, começando por condenar e prender alguns dos políticos que conduziram ao actual estado das coisas. Sem isso o combate às agências é um combate fútil e folclórico, porque o cancro está dentro da Eurozona, não fora.

** quanto aos bancos basta olhar-se para a cultura dos "bónus" e para o seu afastamento da "economia real" ao tornarem-se meros especuladores financeiros... O que aconteceu no sul da Europa é que os bancos subsidiaram os Estados porque foram os principais beneficiários da "política do betão" desses mesmos Estados! Merecem esses bancos, a par desses Estados, que são estruturalmente corruptos ***, serem considerados acima de lixo?

*** porque a "política do betão" não foi inocente: foi deliberadamente criminosa pois foi incrementada para tornar bilionários os "empresários do regime". Quando um general qualquer escreve que depois "desta fase" Portugal deve "recuperar" rapidamente a sua "soberania" ficamos na dúvida se o que quiz realmente dizer foi recuperar a "soberania" para voltar ao rame-rame da corrupção de Estado sem limites: a portuguesa "soberania" tem servido unicamente para isso.

Mensagens populares