Das excepções

O que pensarão os médicos, os professores, os bombeiros, os enfermeiros, as forças de segurança, os próprios funcionários da administração fiscal, enfim, todos eles sujeitos aos cortes nos respetivos salários? (com a agravante que "nós" nem utilizamos a TAP nem vemos a RTP)


Da costumeira Máfia Familiar


Ana Manso, ex-deputada do PSD e actual presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Guarda, nomeou esta semana o seu marido, Francisco Pires Manso, como auditor interno daquela unidade de saúde. Mas, ao final da tarde desta sexta-feira, depois de uma reunião com o ministro da Saúde, anunciou que o demitiu, "em nome da transparência". publico.pt


E da Sistemática Roubalheira 


As escolas construídas pela Parque Escolar (PE) são significativamente maiores do que equipamentos idênticos no Reino Unido, Irlanda, Bélgica ou Suíça. A Inspecção-Geral de Finanças comparou a área total modernizada pela empresa com obras idênticas realizadas naqueles países e concluiu que cada aluno ocupa, em média, cerca de 9 m2, enquanto os jovens portugueses têm um espaço de 12 m2 para cada um.

Os auditores da IGF garantem, contudo, que  «não é possível concluir, com base nessa comparação, que as escolas nacionais se encontram sobredimensionadas» , lê-se na auditoria. Mas se a PE tivesse seguido a média europeia em termos de área de construção por aluno, poderia ter poupado uma quantia cerca de 600 mil euros.

A própria OCDE – que estudou 108 obras levadas a cabo pela empresa pública e elogiou o seu contributo para o aumento da qualidade de ensino –  refere que a metodologia seguida em Portugal levou à edificação de  «espaços generosos, mas, dada a limitação de recursos, é possível que isso prejudique outros objectivos: as escolas desnecessariamente grandes irão impor custos adicionais de energia, limpeza e manutenção»sol.sapo.pt

A OCDE elogiou... A OCDE por acaso fez estudos comparativos dos preços cobrados pela PE tendo em conta o valor real da mão-de-obra neste país? E dos edifícios que do dia para a noite passaram de propriedade do Estado a propriedade da PE? * Aliás, aqui não há crime? Nos países avançados e civilizados seguramente haveria e haveriam consequências.

* que está relacionada com estes actos criminosos de puro saque:  "Em 2011, a empresa teve de se financiar na banca para obedecer a uma ordem dos então ministros Teixeira dos Santos e Isabel Alçada, para comprar por 73,7 milhões de euros sete prédios à Estamo.

A IGF analisou igualmente os valores das rendas que o Estado tem que pagar à Parque Escolar pelas escolas intervencionadas. A empresa exige o pagamento de 319 milhões de euros nos próximos três anos, mas a IGF entende que esse valor é excessivo e propõe a redução para cerca de 273, 3 milhões de euros."  idem

Claro que moda ecológica ficou a um canto quando o Grande Saque o exigiu:  "A eficiência energética das obras realizadas pela Parque Escolar é também alvo de críticas da IGF. Não só o esforço energético representa o triplo do que existia nas antigas escolas – com os consequentes aumentos nas contas da luz –, como as novas legislações energética e de climatização obrigaram a mudanças que encareceram as obras em 850 milhões de euros."  ibidem, sublinhado meu. Aliás seria interessante, e seguramente produtivo, perceber-se o real motivo das "novas legislações" que implicaram aquele aumento dos custos.

E mais saques criminosos a favor dos "companheiros" consultores:  "A suspensão de diversos contratos de consultoria, por exemplo, ficou-se pelos 850 mil euros (67% do objectivo que tinha sido definido pela tutela). E só foram cortados 428 mil euros nos custos com pessoal (42% do objectivo fixado)."  ibidem

Não há presos? Não há arresto de bens pessoais dos que têm despudoradamente roubado os contribuintes? (claro que não! No asqueroso reino apodrecido, onde pessoas morrem de frio por não terem dinheiro para pagar o aquecimento, a justiça é rápida em penhorar os salários dos pobres mas é incompetente para arrestar os bens dos corruptos que lesam o Estado em milhões de milhões)

Comentários

Mensagens populares