Movimento para levantar dinheiro gera preocupação

O movimento gerado na Internet para que as pessoas levantem o dinheiro que têm depositado nos bancos tem tido repercussões em vários países europeus, mas é em França que o movimento StopBanque tem gerado alguma preocupação.

A iniciativa StopBanque surgiu pouco depois de Cantona, o jogador que ficou conhecido tanto pelo seu talento futebolístico como pela indisciplina e agressividade, ter defendido numa entrevista que são precisas formas de contestação alternativas às greves e sugerindo que o ataque ao sistema poderia ser feito através de uma corrida ao levantamento do dinheiro depositado nos bancos.

Mais de três dezenas de milhar de pessoas já se inscreveram no movimento, o que ajuda a explicar a posição agastada da ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, quando questionada numa conferência de Imprensa sobre o assunto. "O sr. Cantona gosta de polémicas. Ele é um óptimo jogador de futebol, mas não tenho certeza se precisamos dar atenção a todas as sugestões dele", disse Lagarde, acrescentando ainda “que o melhor é que todos se concentram na sua especialidade”. publico.pt, 7 dez

Nota: estas pessoas poderiam juntar-se e criar bancos alternativos, como aqueles bancos na Ásia que se dedicam ao micro-crédito.

Mensagens populares