Crescer sim, mas sem chacinar baleias

A economia da Islândia saiu da recessão no terceiro trimestre do ano, crescendo 1,2% depois de sete trimestres consecutivos em queda, disse hoje a agência estatal de estatística islandesa.

"Em termos reais, o produto interno bruto (PIB) ajustado sazonalmente aumentou 1,2% no terceiro trimestre, em comparação com o trimestre anterior", disseram em comunicado as estatísticas islandesas. Em comparação com o terceiro trimestre de 2009, ainda assim, o PIB da Islândia manteve-se em queda, contraindo 1,6%.

Os dados de hoje, no entanto, mostram o primeiro crescimento trimestral na economia islandesa desde a falência do sector financeiro, em 2008, quando os grandes bancos do país entraram em colapso, ao não conseguirem pagar os empréstimos que tinham contraído para financiar investimentos no estrangeiro.

O passivo dos bancos islandeses chegou a valer 11 vezes o total do PIB da Islândia, arrastando o país para uma grave crise financeira e monetária. O gabinete de estatística islandês mantém-se, no entanto, cauteloso quanto à evolução da economia e refere, em comunicado, que "com as dificuldades que o mundo enfrenta na actualidade, há uma grande incerteza quanto aos ajustamentos sazonais, particularmente para as pequenas economias, como a islandesa". dn.pt, 7 dez

Nota: os islandeses devem crescer, mas sem incrementar a caça à baleia!

Mensagens populares