FESTIVAL JAZZ.PT #32

08 A 12 SETEMBRO 2010

cais da pedra . lisboa

LUX FRÁGIL . LOJA DA ATALAIA . BICA DO SAPATO . FLUR . NORD . CASANOVA . DELIDELUX . ODESSA/FACTOLAB

Depois de duas edições bem sucedidas, no agora encerrado Hot Clube de Portugal, o Festival da Revista jazz.pt - única revista de jazz editada em Portugal - regressa em Setembro, desta vez com realização em vários espaços culturais e comerciais do Cais da Pedra: Lux Frágil, Loja da Atalaia, Bica do Sapato, Flur, Nord, Casanova, Delidelux e Odessa/FactoLAB.

De 8 a 12 de Setembro, o Festival jazz.pt #32 reúne alguns dos nomes mais importantes deste género musical em actividade na Europa, coincidindo com a apresentação pública dos seus trabalhos mais recentes. Para além das editoras com selo português, a Clean Feed e a JACC Records, são três as etiquetas europeias que, em Lisboa, vão lançar os seus discos: da Suécia, a Moserobie; de Itália, a El Gallo Rojo; e, de França, a Quark Records.

Para abrir o Festival, quarta-feira à meia-noite, chega-nos da Alemanha os jovens Grünen com um projecto acabado de florescer. No dia seguinte, duas formações lideradas por músicos Portugueses: Afonso Pais Trio e Faustino / Roder / Eberhard / Neuser. Na sexta-feira, dia 9, a noite é dedicada aos Países Nórdicos, com actuações dos Noruegueses The Core e dos Dinamarqueses Hasse Poulsen's Sound of Choice. No dia 10, sábado, o quinteto do Italiano Zeno de Rossi, Shtik, traz as suas próprias versões da música do baterista Shelly Manne; segue-se Desidério Lázaro, uma revelação do saxofone, que junta em trio o consagrado Mário Franco e outro jovem valor do jazz nacional, Luís Candeias. No último dia do festival, domingo, ao final da tarde, o encerramento cabe a Hugo Carvalhais com o concerto de lançamento do seu disco, "Nebulosa".

Para além dos oito concertos e do lançamento dos álbuns correspondentes, a programação deste ano do Festival jazz.pt inclui showcases nas lojas FNAC Chiado e Sta Catarina, oficinas de jazz para crianças, debates, exposições, sessões de DJing e uma feira de discos.

No mesmo momento em que tanto se fala da falência da indústria discográfica, é particularmente rica e frutuosa a actividade das editoras independentes de jazz, e a jazz.pt propõe-se com o seu festival evidenciar essa realidade. No Festival jazz.pt #32 vamos ouvir o jazz que está a acontecer AGORA, bem vivo e com futuro delineado.

Mensagens populares